domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Surf - Meu Olhar (por Natasha Facó)


 Porque só quem surfar é que sabe o que é sentir uma felicidade que chega e preenche, fazendo a gente se sentir inteiro, em harmonia e equilibrio com o mundo, com a natureza.


Poderia levar você ao mundo do surf falando dos melhores atletas, picos, competições, melhores pranchas para cada tipo de mar, etc. Mas não, escolhi começar mostrando todo o mundo que se criou dentro de mim por causa do surf, se é que é possível expressar toda essa gama de sentimentos em uma só matéria.

Tudo começou simplesmente por uma decisão de aprender a surfar. Mas por que diaxo surf e não algum  outro mais fácil? Nem sei ao certo, mas acredito que tenha sido pelo desafio! Pra entrar no outside* e subir na prancha em uma onda, antes de saber como se faz, é necessário atitude, autoconfiança, algo que te faça encarar um esporte que vai te dar um caldo e te fazer girar em baixo d’água.




Ahhh... o caldo! Como falar das sensações do surf sem falar nisso?! Sinceramente? Quando você experimenta esse esporte de verdade e percebe tudo que ele causa em você, até levar um caldo é alegria.
Dar um giro de 360º debaixo d’água e levantar quase sem fôlego, mas sorrindo enquanto seus amigos estão rindo de você, é único. Principalmente porque é uma das primeiras sensações que você experimenta.










Colocar o strep* no pé, segurar a prancha, sentir a água do mar lhe empurrando para trás, subir na prancha e começar a remar toda desengonçada. A sensação da primeira onda que você pega de jacaré*, a primeira vez que você consegue ficar em pé e antes que possa comemorar já leva um caldo. Esses primeiros contatos ficarão marcados para sempre na memória.




















Natasha Facó


















Bom, falei porque comecei. Mas, por que continuo? Acredito que pela sensação de liberdade que o surf conseguiu trazer pra minha vida.

É essa sensação que faz a gente conseguir dar aquela fugidinha do trabalho final de tarde, acordar 5:30 da manhã na semana tendo um dia inteiro de obrigações pela frente, não querer ir pra festa numa sexta ou sábado a noite porque vai surfar de manhã cedo, esquecer do crowd*, não se importar se as ondas tão perfeitas ou está aquele mar de matar barata.

E como isso faz meus dias serem melhores, notadamente por todos á minha volta, amigos, colegas de trabalho, família.

Dandara Borges

Sem pensar em campeonatos, ser famosa, se destacar.. Pensando apenas em quando será a próxima vez a cair na água, o próximo pico que eu vou conhecer, como será a próxima onda que eu vou pegar, qual a próxima manobra que eu vou aprender.

Isso tudo é o que me faz surfar. Surfo simplesmente pelo prazer de surfar...




*outside: linha de formação das ondas para fora da arrebentação (quando passa a parte do mar com espuminha ;P )
*jacaré: pegar onda de peito
*strep: acessório para fixar a prancha ao tornozelo
*crowd: muitas pessoas numa mesma área (traduzindo: gente pegando suas ondas e atrapalhando seu surf ;P )



Pra fazer você ficar com vontade de correr pro mar, um vídeo que transmite um pouco do espírito de surf feminino:








7 comentários:

  1. Muito bom, Nats! Eu sou apaixonada pelo Mar, mas sou também sedentária de carteirinha. Teu post me deu vontade de acordar 5h da matina pra surfar... MILAGRE!!

    Vou acompanhar as aventuras de vocês por aqui! Bisous! :***

    ResponderExcluir
  2. Olha só!

    Que bom! Fico muito feliz. Tenho certeza que acompanhando o blog essa idéia vai deixar de ser só vontade e vai se tornar realidade! ;*

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia e muito mais o texto, mandou muito bem. Aguardando o próximo.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Wox, é o espírito Surf Atitude sendo divulgado e se fortalecendo!

    Logo teremos mais novidades, esse é só o primeiro!

    ResponderExcluir
  5. olá Natasha, há muito tempo estava a procura de um blog q falasse sobre o surf feminino, adorei ler o seu, com certeza irei acompanhar sempre... o surf faz parte da minha vida! Sucesso sempre... ALOHA!
    Djenane Vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada! Seja muito bem vinda sempre!
      Equipe LIP

      Excluir